segunda-feira, 14 de junho de 2010

"E se..."

Se deixar levar pelo "E se...." pode dar muita dor de cabeça ou, para ser mais exata, pode levar à taquicardia, suor, tremedeira, tontura, dor abdominal, respiração acelerada, entre outros sintomas. Mas você pode se perguntar: como uma frase pode causar efeitos físicos??

Os sintomas que eu descrevi acima podem ser de ansiedade, preocupação e medo, todas emoções ligadas a pensamentos do tipo "E se...". Portanto, quanto mais pensamentos deste tipo você tiver (e, principalmente, quanto mais acreditar neles), mais propenso estará a se sentir ansioso e preocupado. E tem mais: maior será a chance de ficar paralisado, estagnado, sem força ou vontade de agir e mudar o que o preocupa, o que também resultará em mais ansiedade.

É, eu acho os pensamentos do tipo "E se..." um perigo, se mal utilizados. Portanto, antes de comprar a idéia que eles passam, pare, respire e avalie o quanto aquilo pareceria razoável se viesse de outra pessoa ou, ainda, se você diria a mesma coisa para uma pessoa querida. Em caso negativo, será que vale a pena apostar nesta idéia?

2 comentários:

  1. Ansiedade, esse sentimento nos leva a acreditar/ver algo que não existe. Talvez esse seja um sentimento que mexe com todos nosso eu por dentro!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza. É normal ficar ansioso e preocupado, mas quando isso fica tão intenso a ponto de atrapalhar nossa vida (e nossa saúde), já é hora de procurar auxílio e aprender a lidar melhor com isso.

    um abraço

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails