sexta-feira, 4 de março de 2011

A mente vencendo o humor

Pois é, nossa mente é quem comanda nosso humor. Como assim?

O que passa pela nossa cabeça é o responsável pela emoção que sentimos e pelas reações que temos.

Exemplo:
uma mulher espera um rapaz num bar e ele está 15 minutos atrasado (essa é a situação).
  • Se ela pensar "Ele provavelmente nem vem mais. Deve ter achado alguém melhor que eu", ficará triste e nunca mais ligará para ele.
  • Se ela pensar "Meu Deus, será que ele sofreu algum acidente?", ficará preocupada e ligará muitas vezes até o rapaz atender.
  • Se ela pensar "Quem ele pensa que é pra me deixar aqui plantada esperando?!", ficará com raiva e terá uma atitude mais fria e distante quando ele de fato chegar.

Uma situação, três pensamentos e três reações diferentes. Então, posso dizer que não é a situação a responsável pelo nosso humor, mas o que passa pela nossa cabeça diante daquilo.

Gostou? Existe um livro muito útil que explica isso tudo ainda melhor. Vamos às referências:

"A mente vencendo o humor - mude como você se sente,
mudando o modo como você pensa"
Autores: Dennis Greenberger e Christine A. Padesky
Editora Artmed


Ana Carolina Diethelm Kley
Para me adicionar no Facebook: Ana Kley
Para me adicionar no Twitter: AnaDkley
Related Posts with Thumbnails