sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Desânimo: o poder do PAN

Um PAN é um pensamento automático negativo. Todos temos PAN's e eles são responsáveis pelas nossas variações de humor. Ou seja, quando você estava bem e, de repente (sem motivo aparente), fica desanimado, parabéns! Você acaba de ter um PAN!

A melhor maneira de lidar com este tipo de pensamento (que é chamado de negativo porque causa emoções "negativas", como tristeza, raiva e medo), é identificá-lo e avaliá-lo, antes de tomar a ideia como algo verdadeiro (obs.: preciso me acostumar a escrever ideia sem acento!!). Aliás, essa é uma especialidade do PAN: vender ideias como se elas fossem a única possibilidade real de explicação, uma verdade absoluta, incontestável. E aí mora o problema.

Quantas vezes você já teve certeza de que sabia que alguém tinha feito algo porque não gostava de você e, depois de um tempo, caiu do cavalo ao descobrir que não era nada disso? Pois é, provavelmente quem te convenceu dessa "verdade insdicutível" foi um PAN.

Meu objetivo, nesta série de posts, é mostrar exemplos de PAN's e a maneira de lidar com eles. Então, enquanto não chega o próximo post, que tal prestar atenção ao que passa pela sua cabeça quando você fica desanimado? Ah, se você conseguir identificar e quiser contribuir, pode enviar pra mim. Agradeço, desde já, pela colaboração!

Ana Carolina Diethelm Kley
Para me adicionar no Facebook: Ana Kley
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley
Related Posts with Thumbnails