sexta-feira, 18 de março de 2011

Empurrar as coisas com a barriga acontece até nos quadrinhos

Calvin e Haroldo - por Bill Watterson

Adorei esta tirinha e quis comentá-la do ponto de vista psicólogico, até pra deixar mais claro como acontece essa história de deixar pra depois, conhecida também por procrastinação.

Empurrar com a barriga é algo que é influenciado diretamente por um tipo de pensamento, conhecido por pensamento permissivo.

Nesta tira, ele está lá. Sabe onde? Quando Calvin diz que não faz o que precisa porque "está aguardando o momento da inspiração". Então, não parece um ótimo argumento? Totalmente verdadeiro e relevante? Parece, mas não é. E eu sei que não é porque, na prática, ele só vai fazer o que precisa quando o prazo estiver acabando e ele não tiver outra escolha senão colocar a mão na massa. Ou seja, um pensamento tão sedutor quanto mentiroso.

Este é o poder do pensamento permissivo! Ele parece algo que se deve levar em consideração, mas, na prática, só serve pra te dar a permissão pra não fazer algo que te incomoda. Ele até promete resolver a questão depois, mas, normalmente, não é isso que acontece.

Se o objetivo do Calvin fosse  realmente deixar sua criatividade vir à tona, teria feito sua tarefa com antecedência e calma. E pode ser também que se ele tivesse discordado do pensamento permissivo e se focado na tarefa, inicialmente poderia ser meio chato, mas conforme ele insistisse e se envolvesse no que tinha que fazer, a coisa fluiria de maneira mais tranquila e os resultados poderiam ser muito melhores.

Ana Carolina Diethelm Kley
Para me adicionar no Facebook: Ana Kley
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails