sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Mau humor e sono x produtividade

Hoje, aconteceu uma coisa comigo que achei útil compartilhar.
 
Alguns pacientes desmarcaram e acabei ficando com uma janela de tempo. Só que estava com muito sono e um pouco de mau humor. Aí, comecei a fazer algumas coisas para ver se me animava.
 
Que tipo de coisas você começou a fazer, Ana? As mais improdutivas possíveis: facebook, you tube, entre outros. Com o tempo passando e eu não me animando (aliás, muito pelo contrário, fui ficando cada vez pior), resolvi fazer algo mais produtivo: uma limpeza nos arquivos do meu computador.
 
Resultado: acabei apagando o que não deveria e, além de mau humor, fiquei sem o computador que vai precisar visitar um especialista.
 
Ai, ai...
 
O que eu aprendi com isso?
 
Se estiver com sono e mau humor, tenho duas opções: ou vou descansar (se possível) ou faço as coisas que preciso, mesmo sem a mesma disposição, vontade ou rendimento ideal.
 
Mas porque eu não me permiti descansar? Não conseguiria dormir (não daria tempo de voltar pra casa), mas conseguiria fazer um exercício de relaxamento (o que já ajudaria muito!). Não o fiz porque parecia perda de tempo, porque eu achava que fazendo outras coisas, eu me animaria (ilusão!) e porque é difícil ter que admitir que é necessário descansar e não ser 100% o tempo todo.
 
E porque eu não me permiti fazer outras coisas mais úteis? Porque eu não estava com vontade de fazer (e desde quando é preciso ter vontade pra começar a fazer alguma coisa?) e porque não sairia do jeito que eu gostaria.
 
Ah, esse perfeccionismo me mata...
 
Aliás, não só o perfeccionismo, mas a generalização também (sabe aquele pensamento "eu faço tudo errado"? Então, foi ele mesmo que me deixou bem desanimada).
 
Uma vez percebidos estes dois vícios mentais, é hora de revertê-los. Como? Questionando estas ideias: eu tenho mesmo que fazer tudo perfeitamente? Por que? É isso o que eu diria para uma amiga se ela passasse pela mesma situação? Verifique alguma das coisas que você fez no dia foi útil/produtiva/certa.
 
Ou você pode conversar com amigos e refletir sobre os conselhos que eles podem dar (fiz isso e foi ótimo!).
 
Ana Carolina Diethelm Kley
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley






2 comentários:

  1. Adorei a volta das postagens! :-)
    Feliz Ano Novo, Ana!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, Elisa! Um ótimo 2014 pra você também.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails