quinta-feira, 14 de agosto de 2014

"O ótimo é inimigo do bom"

Estava conversando com meu pai sobre essa ideia e pensei: "hum, isso daria um post!" E aqui estou!
 
O principal motivo que me fez pensar assim é o fato de ser muito comum ver pessoas querendo alcançar o ótimo e, por causa dessa busca "justificada", acabarem não apostando em tentativas, gastando muito tempo com planejamento e preparo, procrastinando tarefas e, enfim, deixando a vida (e as oportunidades) passarem.
 
Ao invés de investir (tempo, dinheiro, atenção, ou seja mais lá o que for) no que já está bom, acabam postergando a ação para encontrar algo "melhor ainda".
 
Só que, às vezes, o melhor não existe, porque será o resultado da evolução do que já está bom.
 
Ou, então, o bom pode ser o melhor que há, só que não conseguimos enxergar isso porque, afinal, o ideal (que está na nossa cabeça) nunca será páreo para o real, com todas as suas imperfeições. Então, temos a inércia, a estagnação, só que bem explicadas.
 
Triste pensar em quantas oportunidades e potenciais podem ter se perdido por causa disso, sem que a pessoa se dê conta. Quem está de fora, geralmente, tem essa percepção com mais facilidade.
 
Será que ser perfeccionista vale tanto a pena assim?
 
Uma coisa é certa: preparo é importante, mas preparo sem ação fica sem significado, sem motivo de ser.
 
Minha sugestão de hoje é que você reflita um pouco sobre as coisas tem procrastinado: já há o preparo suficiente? Elas já estão boas para que você comece a agir? Sente-se inseguro para agir? Então, vá devagar, mas vá!
 
Ana Carolina Diethelm Kley
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley




Um comentário:

  1. Olá, tudo bom? Gostaria de dar uma sugestão de post, inclusive, é algo que infelizmente tem acontecido demais comigo: Como lidar com gente dissimulada? Infelizmente eu tenho estado cercado desse tipo de gente, que é bonitinha, engraçadinha, fala coisa legal, vive sorrindo, elogia todo mundo, parece ser boa pessoa mas quando tu menos espera ela pega e inventa algo a seu respeito, fala mal e depois finge que nada aconteceu. Sinceramente, não sei como lidar! Essas pessoas no Facebook são as sempre felizes, as que amam todo mundo, as que vivem alegres, parecem ser pessoas tão boas, vivem uma vida de aparência, fingem... e fingem na vida real também. O mais louco é que esse tipo de gente é cheio de amigos, são dissimulados e parece que somos NÓS que não prestamos. Como lidar com isso? Parece que essa praga está se multiplicando! Se quiser, posso mandar um e-mail relatando algumas experiências minhas e nunca sei como lidar... fico só olhando...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails