quarta-feira, 10 de março de 2010

Pensamento permissivo: você pode não saber o que é, mas provavelmente você tem

Não sei se o nome "pensamento permissivo" é algo conhecido, mas tenho certeza de que a maior parte das pessoas saberá a que estou me referindo depois do que vou escrever a seguir pois, afinal, ele é um dos grandes responsáveis por não levarmos adiante muitos projetos pessoais.

Diante de um conflito (ir à academia ou ficar em casa; comer aquele pedaço de bolo maravilhoso ou não comer; dar continuidade àquele trabalho extenso e necessário ou sair um pouquinho), surge um pensamento pequeno, rápido e absolutamente sedutor que simplesmente resolve a situação: "hoje não, amanhã eu faço", "é só um pedaço, não tem problema", "eu mereço", "estou muito cansado", "ah, minha cama tá tão quentinha..." são apenas alguns exemplos de pensamentos cuja ação é causar um alívio imediato, além de frustrações a médio e longo prazo.

Quem melhor do que nós mesmos para saber qual argumento é o "decisivo" para encerrar qualquer conflito e fazer o que nos parece mais conveniente na hora, porém bastante prejudicial futuramente. E como saber se estamos diante de um pensamento permissivo ou apenas de uma reflexão de fato necessária? Tudo depende da sua meta. Por exemplo, se sua meta é emagrecer e o pensamento permissivo diz "eu mereço me esbaldar de sorvete. Meu dia hoje foi difícil", pensar dessa maneira vai te levar bem longe de onde você quer chegar, ou seja, um permissivo explícito. Se, por outro lado, você pensar "eu preciso comer antes de fazer exercício. Não posso correr com fome", isso não só vai te ajudar a chegar onde você quer (afinal, ficar longos períodos em jejum deixa o metabolismo mais lento e, portanto, é mais difícil de emagrecer), como vai evitar episódios indesejados, como passar mal ou até desmaiar na academia.

Acho que uma sugestão interessante é prestar atenção ao que você pensa diante da necessidade de se empenhar para chegar onde você quer: você encara a situação ou existe sempre "uma boa razão" para deixar pra depois?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails