sexta-feira, 25 de junho de 2010

Falhar em pensamento: o fenômeno do desistir antes de tentar

Isso acontece quando surge uma idéia (ex: vou abrir um negócio, escrever um livro, começar a cantar, ou qualquer outra ação nova pra você) e, com o poder da imaginação, é criada uma história que vai deste momento até o fim do projeto que, muitas vezes, é povoado de fracassos e desilusões, entre outras catástrofes (resultado: a idéia nasce e morre ali mesmo).

Posso desistir sem ao menos tentar por "achar" que já sei que os outros não vão gostar. Aí, eu vejo duas tendências: a de pensar (e acreditar) no pior e a de adivinhar o que se passa na cabeça dos outros. Dando nome aos bois: catastrofismo e telepatia, respectivamente.

Também posso desistir por já "saber" que não vai dar certo, que eu vou fazer tudo errado. Outra vez, esperar só o pior, como se ele fosse, de fato, a única saída possível.

Isso tudo me lembra a seguinte relação:
Deus é amor
O amor é cego
Stevie Wonder é cego
Então, Stevie Wonder é Deus!!!
Só porque existe uma relação, então, ela é necessariamente verdadeira?

Só porque você imaginou toda uma história, então, ela é a única possível e altamente provável?

2 comentários:

  1. Isso aí Ana!
    Sabe até posso fazer uma confissão aqui:
    Sempre fui do tipo de pessoa pessimista, onde eu sempre olhava o lado trágico da situação!
    Com o tempo fui melhorando e passando a pensar assim: Olhe já que penso no fracasso antes que aconteça? porque não fazer acontecer? o que de errado pode acontecer? e olhe sim tenho obtido resultados muito satisfatórios!
    Sabe uma coisa que posso confessar é que não devemos esperar pelas coisas como se fosse uma obrigação que elas se realizem exatamente da melhor maneira! mas que tal apenas esperar que elas se realizem de uma maneira certa?! Apenas trocando esse pensamento eu já posso lhe dizer que em vez de possivelmente em vez de ter uma decepção, tu terá várias surpresas!

    Think about it!

    Beijos Ana!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fauler. Mudar a maneira de encarar a situação pode ter resultados inesperadamente bons, como você falou. E nada melhor do que tentar fazer isso, pelo menos uma vez, para ver na prática como funciona. Obrigada pela colaboração.
    Um abraço e uma ótima semana

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails