quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Como lidar com coisas novas: o caso do esmalte verde

Outro dia, decidi usar um esmalte verde claro.

Para quem só usava renda (branco), uma base transparente ou um vermelho discreto (no máximo), foi uma mudança significativa.

E o que aconteceu?
Uai, o que acontece em todo período de mudança:

1) passei pela fase de estranhamento ("meu Deus! Que cor é essa? Eu vou tirar isso agora!"), que me levou a querer voltar para o que estava acostumada ("mas aquele vermelho fechado fica tão bom; semana que vem eu tento colocar esse verde de novo") e eu tive que me lembrar dos motivos para experimentar AQUELE esmalte (dá mais vida às minhas roupas; estava entediada com as cores; havia visto na mão de outras pessoas e tinha achado bem interessante) e resolvi continuar com ele.
Na realidade, tive uma ajudinha de um anjo encarnado que me lembrou: "Ana, é normal estranhar. Mas fica com ele pois, daqui a pouco, você acostuma".

2) passei pela fase de adaptação (ficava olhando com frequência); ouvia o feedback das pessoas e observava o efeito que ele tinha durante a semana (análise dos fatos)

3) tive recaídas (claro que eu voltei a usar um rosinha, um vermelho básico) e, com a ajuda dessas experiências, pude reforçar como foi bom usar o meu verdinho.

4) percebi que essa outra cor realmente tinha vantagens interessantes e as desvantagens eram administráveis. Essa é a fase de maturação da mudança

5) E, nesta semana, entrei concretamente na última fase: a mudança de hábito mesmo.
E como eu sei disso? Porque, de livre e espontânea vontade, resolvi colocar um azul bem claro e estou adorando. Cheguei mesmo a descobrir mais um ponto positivo: é divertido!

Moral da história:
a) podemos aprender coisas bem úteis observando os fatos mais simples.
b) mudar pode ser difícil e não importa que tipo de mudança seja. O que importa mesmo é nos focarmos nas razões para mudar, administrar os riscos e novidades e aproveitar os benefícios do novo

Ana Carolina Diethelm Kley
anacdkley@hotmail.com
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley
Related Posts with Thumbnails