quarta-feira, 13 de junho de 2012

Outra técnica de relaxamento

Além da técnica de relaxamento que mencionei no post passado, há outra que eu gosto bastante e que não precisa de grandes coisas para funcionar, só de treino.

Trata-se de uma técnica de respiração.

Você vai usar a inspiração (colocar o ar para dentro), a retenção de ar nos pulmões e a expiração (expulsar o ar, pelo nariz ou pela boca). Movimentos que, muitas vezes, fazemos sem perceber, serão acompanhados de uma contagem: ao inspirar, conte (com os dedos das mãos!) até 3, 4 ou 5 (o tempo que for confortável pra você) e lembre-se de gastar este tempo durante todo este movimento; o que é diferente de inspirar rápido e não ter chegado nem ao 3.

Aí, você retém o ar nos pulmões, também contando até 3, 4 ou 5 e, ao expirar, utiliza a mesma contagem.

Existe até explicação científica para o fato de se sentir relaxado ao fazer isso:
- ao reter o ar nos pulmões, nossas células absorvem melhor o oxigênio (o que é ótimo!)
- com o tempo de retenção e de expiração mais lentos, o organismo acumula mais gás carbônico, o que gera relaxamento muscular
- ao precisar contar em cada uma das fases, sua atenção vai para este processo e não há como pensar em outras coisas e fazer o exercício certinho ao mesmo tempo (portanto, você se distrai dos seus pensamentos ansiosos).

Faça quantas vezes for necessário até se sentir mais tranquilo e, quando isso acontecer, abra os olhos devagar e passe a utilizar outras técnicas para lidar com ansiedade como diferenciar preocupações produtivas das improdutivas ou, ainda, pensar num plano de ação para encaminhar a questão que o aflige.


Ana Carolina Diethelm Kley
anacdkley@hotmail.com
Para me adicionar no Facebook: Ana Kley
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley
Related Posts with Thumbnails