quarta-feira, 6 de junho de 2012

Técnica de relaxamento

Quando sentimos ansiedade, medo ou preocupação (tudo farinha do mesmo saco) tendemos a apresentar sintomas físicos como: respiração mais curta, o coração batendo mais rápido, uma certa tremedeira ou, em casos mais intensos, tontura e sensação de desmaio, formigamento e moleza nas pernas, entre outros.

Essas são as emoções que mais tem reflexos no nosso físico e, muitas vezes, antes de lidar com nossos pensamentos (afinal, eles fazem com que nosso humor mude), é preciso se acalmar um pouco.


E é pra isso que servirá o exercício de relaxamento que está descrito abaixo.

Sente-se de maneira confortável e feche os olhos.

Respire profunda e lentamente três vezes. Visualize um local que é muito agradável pra você (uma praia, por exemplo) ou uma situação muito gostosa pela qual você passou (uma viagem, um passeio, etc). Por alguns minutos, reveja cada detalhe daquele lugar ou daquele evento como, por exemplo:
- a temperatura do dia
- como estava o céu
- a roupa que você usava
- quem estava com você
- como você se sentiu neste dia
- do que mais gostou
- e tudo o mais que prender sua atenção e te fizer lembrar daquele momento bom

Quando se sentir mais tranquilo, abra os olhos devagar e, aí sim, passe a utilizar outras técnicas para lidar com ansiedade como diferenciar preocupações produtivas das improdutivas ou, ainda, pensar num plano de ação para encaminhar a questão que o aflige.


Ana Carolina Diethelm Kley
anacdkley@hotmail.com
Para me adicionar no Facebook: Ana Kley
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley
Related Posts with Thumbnails