sexta-feira, 23 de julho de 2010

Como perceber seus pensamentos automáticos

Para identificá-los,  perceba o momento em que ocorrem  variações no seu humor (se você estava tranquilo e, "de repente" ficou com medo, ou ansioso, ou triste, ou com raiva) e  o que você estava fazendo antes disso acontecer (ex: estava conversando com  minha gerente quando ela disse que precisava corrigir algo no meu projeto; nesse momento,  percebi que fiquei preocupado e, antes, estava tranquilo).

Faça, então, a pergunta de ouro: "o que estava passando pela minha cabeça antes de ficar preocupado? (variações: "o que passou pela minha cabeça ao ouvir que a gerente queria corrigir meu projeto?", "o que acho que poderia acontecer caso ela o corrigisse?", "O que acho que ela vai pensar sobre mim").

Alguns exemplos de pensamentos automáticos: "E se eu não conseguir corrigir como ela quer?", "Será que vai dar certo?", "E se ela pensar que eu não dou conta?" entre outros.

Com esta primeira explicação, já dá pra começar a praticar. Mãos à obra!
Related Posts with Thumbnails