sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Empurrar com a barriga: dá pra mudar?

Muitas pessoas explicam o "empurrar as coisas com a barriga" como se isso fosse uma questão de personalidade: "Ele faz isso porque é preguiçoso, acomodado".

Eu dou outra explicação: não encarar as situações, ou fazer isso só quando se está com a corda no pescoço, pode ser uma tentativa de não enfrentar algo diante do qual a pessoa se sente insegura (embora o resultado final seja ela se sentir ainda mais angustiada).

Trata-se, portanto, de um comportamento, e não de um desvio de caráter.

Sendo assim, a partir do momento em que a pessoa percebe que isso mais prejudica do que ajuda, ela pode mudar. Afinal, podemos fazer diferente, se acharmos isso vantajoso e aprendermos como fazer.

2 comentários:

  1. Eu acho que algumas pessoas "empurram com a barriga" porque não te autoconfiança para enfrentarem seus problemas. Eu sou uma que de vez em quando faço isso mas tenho me policiado muito. Beijos !

    ResponderExcluir
  2. Faz muito sentido o que você disse, Ella.
    E quanto mais enfrentamos nossos problemas, mais autoconfiança temos. E vice-versa.

    beijos pra você também

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails