quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Desânimo de ano novo

É muito comum.

Pode ocorrer porque fazemos um balanço e vemos que coisas não foram conquistadas como gostaríamos. E aí, vem a generalização e o desânimo: "se isso não aconteceu em 2010, não vai acontecer nunca", e outras conclusões como "sou um fracasso", "nada do que eu faço dá certo", "minha vida nunca será como eu quero".

Apesar dessa idéia ter força,  pensar que NADA do que você faz dá certo, me soa um pouco fora da realidade.

E eu nem conheço você! Afinal, você já soube de alguém que nada, nada, nada do que fazia, nem a menor coisa, dava certo mesmo? É mais provável que algumas coisas não tenham dado certo, mas outras sim.

Então, ao olhar pra trás, é importante ver o que não deu certo, até para pensar o que pode ser diferente desta vez, mas igualmente importante é reconhecer o que deu certo, porque isso ajudará a aumentar a motivação, a vontade necessária pra seguir adiante.

Ana Carolina Diethelm Kley
Para me adicionar no Facebook: Ana Kley
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley

4 comentários:

  1. Ótimo post! É isso mesmo, temos essa mania chata e insuportável de ver somente o que não deu certo. E o que deu certo???
    Beijos
    ursulaferraricoach.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,

    Adorei seu blog! Excelentes os posts!

    Bjs,
    Thianne
    www.experimentemeditar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu nao consigo terminar a faculdade, eu parei duas, por perceber q lah na frente e u nao conseguiria lidar com aquela profissao, estou na terceira e tive uma crise de panico, por ver que eu nao conseguiria adiquirir aquele conhecimento necessario, nas aulas de praticas pedagogicas (é licenciatura em ciências sociais) eu fazia um esforço absuuurdo pra conseguir executar o trabalho e nem ficava mto bom no final de tudo, qdo vi q teria de novo que fz um projeto de praticas passei a ter crises de pânico, e parei de ir na facul, tentei voltar, piorei e aí tranquei. Vo iniciar outro curso e estou commto medo de nao conseguir terminar.

    Alem do mais tenho um historico, qdo era criança, tinha panico de ir no colegio inexplicavel o panico acabou ganhando de pais, diretores, psicologa, e eu acabei o colegio por supletivo a distancia... nunca enfrentei esse medo estranho, e qdo tentei me deu sindrome do panico.. To com muito medo de nao ter competencia pra nada na vida. Tenho 28 anos, nunca trabalhei, mal estudei, to sem amigos, nao consigo me relacionar, nao tenho assunto, nao consigo aproveitar das coisas q gosto e nem falar sobre elas, ateh pq ateh as coisas q gosto sei superficialmente. Pela primeira vez to namorando serio e sempre tenho alguma crise de ciumes, e insegurança.. acho q morro se ficar sem ele, soh de imaginar passo mal.. :S

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a visita e o comentário à Ursula e à Thianne. Sejam sempre bem-vindas!

    Ao terceiro comentário, também agradeço, em primeiro lugar, por prestigiar meu blog e por fazer um depoimento tão rico que, com certeza, foi difícil de escrever (de viver, então, nem se fala). Pelo que você descreveu, a ansiedade, a preocupação e o medo são companhias constantes na sua vida e que atrapalham muito, muito mesmo. Não dá pra não ter ansiedade ou medo nenhum na vida (até porque eles tem um lado verdadeiramente útil), mas o objetivo é te-los num nível que deixe você seguir adiante.

    Para isso, um acompanhamento terapêutico e também médico pode ajudar e muito. Aprender técnicas e desenvolver habilidade de controle e administração da ansiedade são essenciais pra quem sofre muito com isso. Se você quiser, posso indicar um profissional de confiança. É só me dizer em que região do país ou da cidade, você se encontra.

    Seja bem-vinda ao Pensando bem.

    beijos para todas

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails