segunda-feira, 23 de agosto de 2010

As piores maneiras de lidar com as preocupações - parte 1

É muito bom saber quais são as piores maneiras de lidar com alguma coisa por duas razões:
1) para que você possa perceber se faz aquilo ou não
2) para que você possa vir a identificar caso se sinta tentado a fazer (e acabar aumentando o estrago, ao invés de cuidar dele)
(Maneiras úteis de lidar com as preocupações virão em posts num futuro próximo)

Eis a primeira:

Reasseguramento
Trata-se do hábito de ficar buscando a opinião dos outros para ver se está tudo em ordem, se você está bem/bonito, se tudo dará certo, se você está  fazendo seu trabalho direito, se a pessoa está brava com você ou não, se ela gosta de você ou não, entre outras perguntas.

A diferença entre o reasseguramento e obter feedback é que, no segundo caso, a pessoa se contenta com a resposta que obtém de primeira. No primeiro caso, não. As perguntas são feitas várias vezes num curto espaço de tempo, para a mesma ou para várias pessoas. E, depois de uns dez minutos, já não se acredita mais na resposta e é preciso perguntar de novo.

Depender constantemente da resposta dos outros aumenta a intensidade das preocupações porque a segurança que vem de cada resposta é ilusória, já que dura pouco; você não fortalece a confiança nas suas próprias opiniões e seu grau de preocupação varia conforme a resposta e humor alheio.

Ou seja, obter a opinião do outro pode ser útil, mas não muito se você depender apenas dela para se acalmar.

Ana Carolina Diethelm Kley
anacdkley@hotmail.com
Para me adicionar no Facebook: Ana Kley
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley
Related Posts with Thumbnails