segunda-feira, 23 de agosto de 2010

As piores maneiras de lidar com as preocupações - parte 1

É muito bom saber quais são as piores maneiras de lidar com alguma coisa por duas razões:
1) para que você possa perceber se faz aquilo ou não
2) para que você possa vir a identificar caso se sinta tentado a fazer (e acabar aumentando o estrago, ao invés de cuidar dele)
(Maneiras úteis de lidar com as preocupações virão em posts num futuro próximo)

Eis a primeira:

Reasseguramento
Trata-se do hábito de ficar buscando a opinião dos outros para ver se está tudo em ordem, se você está bem/bonito, se tudo dará certo, se você está  fazendo seu trabalho direito, se a pessoa está brava com você ou não, se ela gosta de você ou não, entre outras perguntas.

A diferença entre o reasseguramento e obter feedback é que, no segundo caso, a pessoa se contenta com a resposta que obtém de primeira. No primeiro caso, não. As perguntas são feitas várias vezes num curto espaço de tempo, para a mesma ou para várias pessoas. E, depois de uns dez minutos, já não se acredita mais na resposta e é preciso perguntar de novo.

Depender constantemente da resposta dos outros aumenta a intensidade das preocupações porque a segurança que vem de cada resposta é ilusória, já que dura pouco; você não fortalece a confiança nas suas próprias opiniões e seu grau de preocupação varia conforme a resposta e humor alheio.

Ou seja, obter a opinião do outro pode ser útil, mas não muito se você depender apenas dela para se acalmar.

Ana Carolina Diethelm Kley
anacdkley@hotmail.com
Para me adicionar no Facebook: Ana Kley
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley

2 comentários:

  1. OI, eu sou assim, fico o tempo todo perguntando de novo o que a pessoa falou pra mim, tentando ver se não mudou de idéia, é uma loucura, sofro com isso e aborreço os outros, tive um relacionamento horrível , e me deixou com medo de tudo, ou esse medo já existia ou aflorou...eu sei que eu acabo me perdendo, me sentindo mal, e afastando as pessoas de mim, uma bola de neve, o que eu faço...?

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obrigada por compartilhar o que acontece com você.
    Não temos como modificar o que nos aconteceu, mas podemos rever a mensagem que esta situação nos deixou. E, muitas vezes, essa mensagem (sobre nós mesmos, sobre os outros, sobre o futuro) faz com que nos sintamos inseguros e precisemos de reasseguramento constante. O que eu costumo indicar, neste caso, é fazer uma terapia mesmo, porque eu acho que é o jeito mais rápido de refazer essa mensagem e parar com estes ciclos viciosos que só nos fazem sofrer mais. Saber que você faz isso já é um grande primeiro passo, mas aprender a lidar com isso tudo é mais importante ainda e eu seria muito leviana se disesse que uma técnica sozinha daria um efeito extraordinário. É como você ter uma dor de dente complicada e eu dizer pra você tomar um analgésico e pronto. Vá e resolva de vez isso! Se você quiser saber onde está o terapeuta cognitivo mais próximo de você, pode acessar tanto www.abpcbrasil.com.br quanto www.itcbr.com
    Fique à vontade para escrever quando quiser.
    Uma ótima semana

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails