quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Não se sentir bem por pensar diferente pode aumentar a ansiedade

Até aqui eu falei sobre maneiras de encarar diferente uma situação que está ligada à preocupação. O objetivo desta mudança de ponto de vista (baseada nos fatos e, portanto, REALISTA) é diminuir a ansiedade.

Mas, às vezes, nos sentimos mal ao perceber que o que pensamos de primeira estava "errado" ou não era tão realista quanto parecia. Aí, podem vir conclusões como "errar é coisa de fracassado", "não faço nada certo", "sou um incompetente mesmo", "não presto pra nada", etc. Se por acaso achar que estou exagerando, é só ver como você se sente quando erra. Dá pulos de alegria? Se não, então, fique atento às suas conclusões.

O fato é que se sentir incomodado ao mudar de opinião faz com que você se agarre à sua primeira opinião. Isso é bom? Depende dos efeitos da sua primeira idéia. Se ela faz com que você se sinta mais e mais ansioso, talvez não seja tão bom assim.

No próximo post, haverá uma maneira alternativa de pensar sobre mudar de idéia. Até lá, que tal observar o que passa pela sua cabeça (de primeira) quando percebe que errou?

Ana Carolina Diethelm Kley

anacdkley@hotmail.com  
Para me adicionar no Facebook: Ana Kley
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley

4 comentários:

  1. Olá Ana Carolina! Estou passando por isso exatamente. Tracei planos altos demais para mim, e agora que vi que não consigo, parece que percebi que é porque eu nem ao menos concordava com aquilo que pretendia fazer, mas fico achando que isso (dizer que "nem gostava mesmo") foi uma desculpa que inventei só para não me sentir fracassada, e aí me sinto mesmo fracassada! Por conta disso desenvolvi uma Síndrome do Pânico =/

    ResponderExcluir
  2. Esse receio de mudar de opinião pode ser um problema mesmo. Afinal, podemos cair num ciclo vicioso onde viramos a principal prejudicada. E a síndrome do pânico realmente só piora as coisas.
    Felizmente as duas coisas (o receio e a síndrome) têm tratamento. Então, pese e verifique se já é hora de mudar de opinião e procure ajuda.
    Muitas vezes, depois que as pessoas procuram a ajuda que necessitam pensam "por que eu não fiz isso antes?" Qualquer coisa, é só escrever.
    E obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  3. ola Ana ...muito bom seus textos.Estpou me sentindo assim...meu emprego n ta bom ,minha vida n ta boa ,to angustiada pra caramba,e dai uma culpa terrivel,de que n sou capaz,que n mereço nada de bom,que nao sou uma boa mae e esposa,tantas coisas...minha auto estima ta la embaixo,insegurança total,nao durmo bem,e ainda pra ajudar to deprimida e tenho umas crises de medo e insegurança ( acho que pode ser panico) Passo mal pra caramba!!!! Como eu faço pra sair dessa?????

    ResponderExcluir
  4. Oi, Márcia. Quando pensamos coisas negativas a respeito de nós mesmos, do nosso futuro e das outras pessoas (ex: "elas não gostam de mim", "os outros sabem mais do que eu", etc) estamos, provavelmente, passando por um período de depressão e, neste estado, essas idéias tem muita força e não se consegue enfraquecê-las com facilidade (elas até podem ir embora, mas voltam), daí temos alterações no sono, apetite, disposição, as coisas não tem tanta graça quanto antes, ficamos mais irritados, entre outros sintomas.
    Sendo assim, o caminho mais rápido pra sair dessa é procurar uma terapia (eu recomendo a cognitiva) o quanto antes. Se você quiser, acesse www.abcpbrasil.com.br e verifique um terapeuta que atenda perto da sua casa ou trabalho.
    Há, ainda, um livro muito bom (e prático) chamado "a mente vencendo o humor" (veja este link http://itcbr.com/cgi-local/livros/index.cgi?c=detail&tov=10+livros+1194)que fala sobre o que é e como tratar a depressão.
    Se tiver mais dúvidas, escreva!
    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails