quarta-feira, 17 de março de 2010

Se criticar não é o melhor remédio

Quando estamos insatisfeitos com nosso corpo, o que mais fazemos é nos criticar para ver se, assim, resolvemos mudar alguma coisa. Mas qual é o efeito da crítica? É se sentir motivado? Mais disposto? Normalmente, não. ´

Ela, na realidade, só aumenta a sensação de inadequação, de não estar certo, bonito. Ressaltar o que não está como gostaríamos faz parecer que tudo está errado.


Para remediar a crítica, nada melhor que o elogio. Mas o elogio sincero, que valoriza o que você faz de bom, que reconhece o valor do exercício que você faz, da comida saudável que você experimenta pela primeira vez, do chocolate que você deixa de comer por ansiedade, de todas as pequenas (grandes) coisas que você faz diariamente.

Elogio bem feito não faz com a gente deixe de se cuidar, pelo contrário, é o que motiva a continuar fazendo o que é bom. Pense nisso: o que você mais faz com seus amigos: críticas constantes ou elogios sinceros? E qual o efeito neles?

4 comentários:

  1. Ana, estou pensando em começar terapia. Acho q seria legal seguir sua linha...vc atende em SP? poderia passar seu telefone? Grata,
    silvanalopes@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Silvana. Eu atendo em SP na Avenida Angélica e meu telefone para contato é (11) 3662-4742. É só ligar e agendar uma primeira consulta que é gratuita, afinal, nada como conhecer melhor como funciona a terapia para poder avaliar o quanto ela pode ajudar. Será um prazer conhecê-la.

    abs

    Ana

    ResponderExcluir
  3. É...Como o ser humano é engraçado né?! Desde sempre somos "educados" para primeiro ver o que não está bom (ou muitas vezes o que achamos não estar) e assim criticamos logo de cara, e em segundo, talvez até em terceiro plano está lá, meio perdido e deslocado, o lado positivo, o elogio... Ou seja primeiro vem o ruim, o que faz mal, o que magoa, e depois ai sim, pode ser que venha o bom, o alegre, o que faz bem. Vai entender...

    ResponderExcluir
  4. Teoricamente, Thaysa, isso acontece porque, ao ver o lado ruim, isso vai nos ajudar a melhorá-lo. Mas o problema é que fazemos isso com tanta ênfase que não sobra mais nada, bem como você disse. Aí, ao invés de estimular, nos leva para o fundo do poço. Não defendo que esqueçamos o lado negativo para só olhar o positivo, acho isso irresponsável até. Mas podemos dar o real valor para os dois, não? um bjão pra vc!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails