Sobre a Terapia Cognitiva

A Terapia Cognitiva é  uma abordagem psicoterápica (especialização da psicologia) que foi proposta e desenvolvida por Aaron Beck (1950) e seus colaboradores, e cujos resultados são comprovados através de diversos estudos controlados de eficácia (SERRA, 2001)*.



Um dos objetivos deste tipo de terapia é ajudar o paciente a perceber e modificar maneiras distorcidas de avaliar a si mesmo, o mundo, os outros e seu futuro, o que acaba por influenciar positivamente emoções e comportamentos.


Outro pilar é o desenvolvimento de habilidades que o auxiliem a lidar melhor com seus problemas. O paciente pode, portanto, aprender a ser assertivo (falar “não” quando necessário), a controlar melhor sua raiva, a se relacionar com as pessoas, a se organizar melhor, entre outras.

O processo terapêutico é direcionado, focado no que incomoda o paciente agora, orientado a soluções de problemas e didático. Neste sentido, assemelha-se a uma consultoria, na qual ocorre um trabalho colaborativo no qual psicólogo e paciente têm papel ativo e cuja duração é relativamente curta e limitada, dependendo da gravidade do caso.

Nesta abordagem, os pacientes aprendem a ser seus próprios terapeutas uma vez que assimilam um novo conjunto de técnicas e estratégias para lidar com o dia-a-dia de forma mais equilibrada.

Além disso, conseguem compreender e lidar melhor com o que os levava a ficar depressivos e ansiosos, o que os ajuda a prevenir recaídas; aprendem, ainda, a se relacionar com seus pensamentos, crenças e emoções de forma mais tranquila e produtiva, aliviando seu sofrimento emocional, fortalecendo auto-estima e autoconfiança, o que os ajuda a serem mais saudáveis e a terem mais estímulos para cuidar de si próprios.

Se você deseja marcar uma avaliação para saber como a terapia cognitiva pode ajudá-lo, ligue para (11) 3662-4742 e agende um horário.


 
* Fonte: SERRA, Ana Maria. Terapia Cognitiva: Um Novo Conceito em Psicoterapia. Revista Psicologia Brasil. Ed. 30, 2006.

Related Posts with Thumbnails