segunda-feira, 22 de março de 2010

Um quilo a menos é melhor que nenhum

Quando o assunto é eliminar os quilos extras, uma postura é muito comum: esperar que os resultados aparecem muito depressa, como se, diante da decisão de emagrecer, o peso magicamente fosse do real para o ideal em questão de dias. O que se vê, normalmente, é um processo muito lento para quem não consegue mais suportar aquela roupa agarrada ou extremamente larga.


E se depois de algum esforço, percebemos que um quilo, e apenas um, se foi lá vem o “só isso??!!” Essa forma de pensar faz com que venha o desânimo e, com ele, o abandono gradual ou imediato de toda e qualquer ação neste sentido. E sem ação, não há resultado.


Mas, se pararmos para analisar, perceberemos que, quando se quer eliminar vinte, temos que começar por um e mais um, e assim por diante. Se o objetivo é ter ânimo para chegar ao final, é preciso mudar essa maneira de olhar. Uma sugestão: ao invés de diminuir o valor da sua conquista (conquista sua sim, pois um quilo foi eliminado apenas porque VOCÊ fez algo), valorize o que já foi feito ( “um quilo já é melhor que zero, e se consegui eliminá-lo, é porque conseguirei eliminar outros, é só continuar fazendo o que estou fazendo.”). Tente pensar assim e mantenha em dia sua sensação de capacidade, esperança e sua motivação, essenciais para chegar onde se quer.

2 comentários:

  1. Sabe uma ótima tática para se manter motivado? Ter uma meta geral e pequenas metas de curto prazo. Quando você consegue aplicar, vale para tudo.

    ResponderExcluir
  2. Lú, adorei. Isso é uma maneira ótima para desenvolver a persistência.

    bjos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails