segunda-feira, 12 de abril de 2010

Aprenda a lidar com o tudo ou nada (na dieta)

Pensar em termos de tudo ou nada (“ou eu sigo corretamente a dieta sem desviar nenhuma vez nem um pouco, ou eu não faço nada”) é algo muito comum entre as pessoas que brigam com a balança. E é algo capaz de derrubar a motivação de qualquer um em segundos, até do mais confiante dos seres.


Basta escapar da dieta uma única vez, depois de uma semana bem sucedida, e lá vem o tudo ou nada: “não consigo fazer nada mesmo. Quer saber? Eu não estou mais de dieta”, e todo o esforço de uma semana se perde completamente. E como lidar com isso? Exercite ver valor no que você faz de certo e seja mais moderado em relação a seus erros. No caso citado, um pensamento alternativo (e realista!) seria: “não segui AGORA o que havia me proposto. Se essa situação acontecer de novo, vou prestar atenção e lidar diferente com ela. A partir da minha próxima refeição, retomo de onde parei”. Ponto.


E por que pensar desta outra maneira? Porque ela leva em consideração o que, de fato, aconteceu e, além disso, não diminuiu suas conquistas, percebe o erro e já estuda como lidar com ele e, principalmente, mantém você motivado (com a auto-estima no lugar) para continuar no seu caminho, rumo à sua meta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails