sexta-feira, 2 de abril de 2010

Otimismo sonhador não faz as coisas cairem do céu

Ser otimista é algo que pode ajudar, e muito, na concretização do que queremos na vida. Afinal, quando se acredita que as coisas podem dar certo, ficamos mais motivados a continuar investindo nisso.

Por outro lado, se o otimismo não é acompanhado de ação alguma, trata-se do que se chama de otimismo sonhador. É aquela frase: "eu sei que as coisas vão melhorar!", apesar da pessoa nada fazer para que isso de fato ocorra. Ou ainda, "eu tenho certeza que um dia eu vou emagrecer" e também não altera um tantinho da rotina para que isso aconteça. O resultado não pode ser outro que não falta quase absoluta de resultado. E quando nada acontece, lá vem o desânimo e menos ação ainda, o que gera ainda menos concretização e mais frustração; mas aparece o otimismo sonhador (que parece dar um injeção de ânimo) que logo perde sua força, afinal, não está acompanhado de nada que pode, de verdade, modificar a situação.

Sendo assim, seja otimista mas tome o cuidado de garantir que o que é necessário para a mudança DE FATO esteja ocorrendo. Caso contrário, ao invés de chegar onde você quer, provavelmente vai se afastar ainda mais (com um plus de baixa auto estima).

2 comentários:

  1. É bom ser otimista e ir a luta pelo que se deseja, porque se cruzar os braços e pensar que vai acontecer, é lerdo engano.
    Feliz Páscoa!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Roseane. você tem toda razão. Escrevi sobre isso para deixar bem clara essa diferença: otimismo é algo muito necessário mas, se não for acompanhado de ação, não serve para muito coisa. Uma Páscoa bem gostosa pra você tb.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails