sexta-feira, 11 de junho de 2010

Sua comparacite está sob controle?

Eu acho bom, de vez em quando, parar e verificar como anda a comparacite, ou seja, o hábito de fazer comparações cujo resultado, sempre, é o de nos sentirmos com menos valor, menos capazes que os outros, menos amados, entre outros "menos" (embora, na esmagadora parte dos casos, não sejamos menos que os outros de verdade). A comparacite cria uma ilusão de inferioridade e é aí que mora o perigo, porque ela consegue ser bem convincente.

O primeiro passo é perceber se ela tem acontecido: você tem se sentido menos que os outros? Se sim, preste atenção para ver se isso é resultado de alguma comparação. Caso seja, estamos diante da boa e velha comparacite.

O passo seguinte é avaliar a idéia que a comparação quer impor: se você ouvisse outra pessoa falando a mesma coisa, acharia razoável? Você diria isso para um filho ou amigo querido? Você considerou os lados negativos e positivos da situação? Se as respostas forem "não", vale a pena rever a idéia e reformulá-la, chegando a outra mais realista (e, portanto, mais construtiva e útil).

3 comentários:

  1. Xiii...

    Essa com toda certeza é uma boa pergunta!

    Mas o que tu escreveu me fez pensar bem sobre o assunto!
    Obrigado
    e Parabéns pela sua iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fauler.
    Pensar sobre o assunto é o grande primeiro passo.
    E eu é que agradeço!
    um abraço pra você

    ResponderExcluir
  3. (^_^)
    Oba :)
    (Estou indo pelo caminho) eu acredito ;]
    Nahh
    sei bem o que quer dizer!
    ^^
    as vezes apenas precisamos de alguém para nos dizer!

    =*

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails