sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Uma ótima maneira de lidar com a insegurança

Minha sugestão para se tornar mais seguro diante dos desafios é se perguntar "por que???".

Vamos aos exemplos:  diante do pensamento "será que eu vou dar conta?" (idéia que gera insegurança, medo, ansiedade), pergunte "por que eu não daria conta?" e liste os fatos (ATENÇÃO: quando digo fatos, refiro-me a FATOS CONCRETOS e não achismos ou sensações, só fatos) nos quais você poderia se apoiar para "provar" esta idéia (de que não dará conta).

Mas não basta só perguntar isso não, é necessário também se perguntar "por que eu daria conta disso?" e também listar os fatos (passados e presentes, e nisso também entram suas habilidades e as pessoas com as quais você pode contar) que ajudariam você a perceber que está capacitado para fazer a coisa dar certo. Então, comparando o resultado dessas duas perguntas, você chega à conclusão se está mais perto de dar ou não conta do recado.

Se perceber que tem as habilidades necessárias, vai lá e arrasa! Por outro lado, se constatar que ainda tem coisas a aprimorar, pense em como fazer isso e corra atrás. Só não vale esperar saber tudo de todos os assuntos existentes para fazer alguma coisa (é muito perfeccionismo!).

Agora, é colocar em prática. Quem quiser,  escreva nos comentários suas experiências (pode colocar como anônimo, se preferir).
Um ótimo final de semana a todos

Ana Carolina Diethelm Kley
Para me adicionar no Facebook: Ana Kley
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails