sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Desânimo: o poder do PAN

Um PAN é um pensamento automático negativo. Todos temos PAN's e eles são responsáveis pelas nossas variações de humor. Ou seja, quando você estava bem e, de repente (sem motivo aparente), fica desanimado, parabéns! Você acaba de ter um PAN!

A melhor maneira de lidar com este tipo de pensamento (que é chamado de negativo porque causa emoções "negativas", como tristeza, raiva e medo), é identificá-lo e avaliá-lo, antes de tomar a ideia como algo verdadeiro (obs.: preciso me acostumar a escrever ideia sem acento!!). Aliás, essa é uma especialidade do PAN: vender ideias como se elas fossem a única possibilidade real de explicação, uma verdade absoluta, incontestável. E aí mora o problema.

Quantas vezes você já teve certeza de que sabia que alguém tinha feito algo porque não gostava de você e, depois de um tempo, caiu do cavalo ao descobrir que não era nada disso? Pois é, provavelmente quem te convenceu dessa "verdade insdicutível" foi um PAN.

Meu objetivo, nesta série de posts, é mostrar exemplos de PAN's e a maneira de lidar com eles. Então, enquanto não chega o próximo post, que tal prestar atenção ao que passa pela sua cabeça quando você fica desanimado? Ah, se você conseguir identificar e quiser contribuir, pode enviar pra mim. Agradeço, desde já, pela colaboração!

Ana Carolina Diethelm Kley
Para me adicionar no Facebook: Ana Kley
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley

8 comentários:

  1. Poxa, minha vida tem sido dominada geral por esse maldito PAN! Eu não consigo mais fazer nada inclusive. E desenvolvi transtorno de ansiedade/pânico por me achar totalmente incapaz de qq coisa, inclusive de acordar cedo pra procurar emprego (que inclusive, eu acho que não vou conseguir, porque eu não tenho experiênci nem currículo recheado). Fora que acho que TODOS estão sempre me achando um ser insignificante e me excluindo. Que meu namorado me acha um saco e não gosta mais de mim, mesmo que ele diga que me ama.. que qq coisa que ele faz quer dizer que me acha uma chata do caramba... etc etc etc :S

    ResponderExcluir
  2. Oi, Larissa. Obrigada pelo seu comentário. Nos próximos posts, posso usar alguns exemplos de PAN baseados no que você contou e mostrar maneiras de lidar com eles. Talvez isso possa ajudar.

    Além disso, gostaria de indicar uma ótima leitura (que também pode ajudar e muito!):
    "A Mente Vencendo o Humor"
    Autores: Dennis Greenberger e Christine A. Padesky
    Editora Artmed

    ResponderExcluir
  3. Super valeu pela dica!
    Estou aguardando ansiosa (hauah e como não estaria ansiosa? tsctsc) pelo próximo post!

    Olha, super obrigada por este blog incrível, ajuda muuito!!! E é super legal vc dedicar seu tempo a isso =]]

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do post. Assim como fazemos exercicios para deixar o corpo forte, temos que exercitar nossa mente para deixá-las com pensamentos fortes e poderosos. Reprogramar nosso cerebro com pensamentos positivos.
    Beijos
    ursulaferraricoach.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ursula.
    Concordo com você sobre a comparação entre o corpo e a mente e seu tratamento. Gostaria, apenas, de ressaltar que precisamos cultivar pensamentos realistas, que não necessariamente são positivos (em alguns casos precisamos, de fato, encarar uma realidade negativa)mas, com certeza, são muito úteis e trazem motivação, ingrediente essencial para a ação.
    Obrigada pelo seu comentário!

    ResponderExcluir
  6. Hoje fiquei inundada de pensamentos negativos, qdo ouvi no rádio a divulgação de palestras que acontecerão na próxima semana, no local onde eu trabalhava... Me deu uma saudade de tudo que eu desenvolvia lá. Rememorei todos os caminhos até chegar ao auditório, onde estive por tantas e tantas vezes. Há 1 ano e meio fui despedida mas até hoje sinto essa perda. E às vezes ocorre algo (como o noticiário no rádio) e fico um lixo.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Os acontecimentos trazem até nós os pan's, estes pensamentos que, de tão automáticos, parecem ser inerentes à situação. Mas o desânimo e o fato de se sentir mal dependem do que você pensa de você mesma e do seu futuro, diante do que aconteceu. E são essas ideias que precisam ser enfraquecidas. Para se sentir um lixo, provavelmente você esteja pensando coisas negativas a seu respeito. Identifique estas ideias e as analise: você acharia a mesma coisa de uma amiga que estivesse na mesma situação? Por que sim ou porque não? Há um post que também pode ajudar nesta reflexão: http://anacarolinakley.blogspot.com.br/2011/11/o-fracasso-e-um-evento-nunca-uma-pessoa.html

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Ana Kley. Li vários dos seus posts, pois um levou ao outro e suas palavras me ajudaram a refletir. Fiz o exercício de "vc acharia a mesma coisa de uma amiga..." e vi como sou por demais exigente comigo mesma. Abçs e continue com suas palavras certeiras.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails