terça-feira, 22 de março de 2011

Comercial EQlibri: um exemplo prático do que é remoer


Quando vi este comercial pela primeira vez, pensei: "Meu Deus, é assim mesmo que acontece!!!"
E não resisti a fazer outra análise psicológica...

O passarinho faz as vezes de um pensamento automático negativo, ou seja, surge do além (pode não ter nada a ver com o que está acontecendo no momento) e fica presente na sua cabeça mesmo que este não seja seu desejo. No comercial, a mulher não fica explicitamente preocupada ou nervosa ou triste, mas, na vida real, este é o efeito dos PAN's.

Quando ela pensa, por exemplo, "uma promoção significa trabalhar mais", isso poderia deixá-la muito preocupada. E, caso isso acontecesse, ficar apenas pensando em como ela trabalharia mais (como faz o passarinho), com certeza, só ajudaria a aumentar sua preocupação.

Focar apenas no problema ou na obrigação ou na dificuldade, sem olhar para onde se quer chegar e o que precisa ser feito, é chamado de remoer ou ruminar e costuma trazer apenas dor de cabeça, nada mais.

Para tirar "o passarinho" da cabeça e encaminhar a situação, melhor seria se, depois de enviá-lo para a árvore (dar um tempo no remoer),  ela pudesse pensar em medidas práticas para lidar com um possível volume maior de trabalho, com mais reuniões ou com a necessidade de buscar o filho na escola.


obs.: ainda nem experimentei esse cream cracker...
Ana Carolina Diethelm Kley
Para me adicionar no Facebook: Ana Kley
            Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails