quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Como lidar com coisas novas: o caso do esmalte verde

Outro dia, decidi usar um esmalte verde claro.

Para quem só usava renda (branco), uma base transparente ou um vermelho discreto (no máximo), foi uma mudança significativa.

E o que aconteceu?
Uai, o que acontece em todo período de mudança:

1) passei pela fase de estranhamento ("meu Deus! Que cor é essa? Eu vou tirar isso agora!"), que me levou a querer voltar para o que estava acostumada ("mas aquele vermelho fechado fica tão bom; semana que vem eu tento colocar esse verde de novo") e eu tive que me lembrar dos motivos para experimentar AQUELE esmalte (dá mais vida às minhas roupas; estava entediada com as cores; havia visto na mão de outras pessoas e tinha achado bem interessante) e resolvi continuar com ele.
Na realidade, tive uma ajudinha de um anjo encarnado que me lembrou: "Ana, é normal estranhar. Mas fica com ele pois, daqui a pouco, você acostuma".

2) passei pela fase de adaptação (ficava olhando com frequência); ouvia o feedback das pessoas e observava o efeito que ele tinha durante a semana (análise dos fatos)

3) tive recaídas (claro que eu voltei a usar um rosinha, um vermelho básico) e, com a ajuda dessas experiências, pude reforçar como foi bom usar o meu verdinho.

4) percebi que essa outra cor realmente tinha vantagens interessantes e as desvantagens eram administráveis. Essa é a fase de maturação da mudança

5) E, nesta semana, entrei concretamente na última fase: a mudança de hábito mesmo.
E como eu sei disso? Porque, de livre e espontânea vontade, resolvi colocar um azul bem claro e estou adorando. Cheguei mesmo a descobrir mais um ponto positivo: é divertido!

Moral da história:
a) podemos aprender coisas bem úteis observando os fatos mais simples.
b) mudar pode ser difícil e não importa que tipo de mudança seja. O que importa mesmo é nos focarmos nas razões para mudar, administrar os riscos e novidades e aproveitar os benefícios do novo

Ana Carolina Diethelm Kley
anacdkley@hotmail.com
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley

6 comentários:

  1. Ana, ótimo post
    Foi bem esclarecedor.

    Gosto de usar cores, mesmo antes de estarem na moda e serem "cafonas" e não entendia quando as pessoas diziam (ao verem minhas unhas), mas eu não tenho coragem.
    E eu matutando o que coragem tem a ver com cor de esmalte?

    bjs

    ResponderExcluir
  2. É, Ção. Todos temos nossos pontos mais difíceis de mudar, o que varia é onde eles se encontram. Mas uma coisa eu posso afirmar: treinar mudar com coisas pequenas (e cuja mudança representa algum incômodo)é uma ótima maneira de se fortalecer e mudar coisas maiores.

    Um beijão pra você e um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  3. Acho ótimo experimentar ter mudanças,antes era difícil mudar até a proteção de tela do meu celular,cor de esmalte rs entre outras coisas pequenas mas significantes.
    Percebi que com a mudança,vem também o crecimento,quando mudamos algo deixamos o medo de lado e começamos a acreditar mais em nós mesmo,idependente do que os outros vão pensar. O que importa mesmo é ouvi seu coração e fazer o que tem vontade sempre!

    Bjs, Cris

    ResponderExcluir
  4. Falou tudo, Cris. Obrigada pela colaboração.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Ana, sou a Marilia, amiga da Simone! Amei seu blog, estou te seguindo! Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz que tenha gostado, Marilia. Seja bem-vinda ao Pensando bem! beijos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails