segunda-feira, 21 de junho de 2010

Por que a generalização é um perigo

Já que no último post eu falei tanto sobre generalização, decidi que já era hora de explicitar algumas coisas.

Se hoje, segunda-feira, você erra uma coisa no seu trabalho e pensa "eu não faço nada certo no trabalho mesmo", então, você errou duas vezes. Além da questão profissional, você cometeu um erro de "raciocínio" muito comum chamado generalização. Se eu não soubesse do contexto e só ouvisse seu pensamento, eu poderia entender que você errou hoje, ontem e todos os outros dias em que já trabalhou, como também não acertou absolutamente nenhuma ação relativa à sua vida profissional, fenômeno que provavelmente se repetirá enquanto você insistir nisso. Posso entender ainda que você é totalmente incapaz de aprender o que quer que seja nesse âmbito, já que "você não acerta nada".

Então, o que achou da minha percepção? Um pouco exagerada talvez? Bem, essa é a mensagem que a generalização contida no pensamento quis passar. Eu concordo que ela é exagerada e acho que uma idéia mais realista seria: "errei hoje, nesta questão específica e, como já aconteceu antes comigo, posso aprender a fazer diferente e não cometer o mesmo erro". A idéia é bem diferente, assim como o efeito sobre a motivação para mudar. Um dos grandes perigos da generalização é que ela faz definhar qualquer motivação e esperança. Isso ficou claro??

4 comentários:

  1. Oi! Faz apenas algumas semanas que eu conheci o blog, e o post de hj, foi perfeito pra mim, hj , exatamente hj, eu cometi um erro no meu trabalho e me comportei da pior maneira possível, exatamente como a frase postada... aliado a isso, ainda pedi pra me demetirem... isso é lá coisa que se faça???? eu sei que não, é bem isso,como tão bem disseste, a generalização acaba com qq motivação. Obrigada pela ajuda, tem sido muito útil as leituras aqui. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ixi!
    e como ficou claro =)
    Além de baixar a própria auto-estima, é um erro pensarmos que nunca acertamos, poxa apenas pense assim: se nunca acertou? por que ainda esta nesse trabalho?
    Xi.. talvez fui bem radical também, não?
    Mas acontece com todos e sim precisamos olhar de outra maneira, algo que tenho pensado constantemente: cada ato pode ser compreendido/visto por ângulos/pontos de vista diferentes! Nada mais certo que tentarmos enxergar da maneira mais POSITIVA o/
    Bom tenho tentado fazer isso! Até certo ponto tenho conseguido! Acho que quanto mais penso dessa forma e principalmente faço valer esse pensamento colocando ele em prática que fica cada vez mais natural essa atitude em mim!

    Então que tal começarmos a colocar ele em prática?!

    Bom esse é o meu ponto de vista!
    para mim funciona, mas isso não implica que para todos irá funcionar, como devemos saber se funcionará ou não? Que tal tentar?!

    Think about it!

    Abraços Ana!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sinara. Fico feliz em poder ajudar, em saber que a leitura foi útil de alguma forma. O primeiro passo para lidar melhor com a generalização é perceber que ela existe e, sim, o trabalho é um ótimo terreno pra isso. beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fauler. Você entendeu direitinho o princípio: as situações podem ser vistas de várias maneiras e é sempre bom parar e avaliar o que passa pela nossa cabeça, principalmente se aquilo nos incomoda de alguma maneira. Só é preciso tomar cuidado para não ser otimista em excesso, melhor é ser realista (levar em conta os dois lados - o bom e o ruim - e, aí sim, chegar a uma conclusão).

    E, sim, quanto mais você praticar, melhor ficará nisso. Parabéns Fauler pela prática!

    abs.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails