terça-feira, 23 de novembro de 2010

Análise de um PAN: "Nunca vou conseguir um emprego"

Neste post, começa a análise dos PAN's, ou seja, uma maneira de filtrar a idéia e tirar dela o que há de realista, sem cair no pessimismo ou no otimismo sem razão

PAN: "nunca vou conseguir um emprego"
Emoção causada pelo PAN: tristeza
Reação ao PAN: não ir atrás de trabalho, não mandar currículos, não falar com as pessoas que poderiam ajudar (networking)

O filtro começa a acontecer quando olhamos para os fatos (não para os achismos):
1) Quais são os fatos que me levam a acreditar que eu nunca vou conseguir um emprego?
- não tenho um agora
- não tenho experiência no que quero fazer
- não tenho um currículo cheio de cursos

2) Quais são os fatos que me mostram que eu posso conseguir um emprego?
- pessoas que eu conheço que hoje estão empregadas, quando começaram, não tinham experiência e, mesmo assim, conseguiram um trabalho
- nem todos que eu conheço e que tem um emprego tem um currículo lotado de cursos
- um amigo que tem um currículo parecido com o meu conseguiu trabalho

3) Qual a conclusão que posso tirar destes fatos?
 Eu posso conseguir um trabalho também, se eu entregar meu currículo, contar para as pessoas que estou atrás de emprego, ver as vagas disponíveis em classificados e ir atrás daquelas que me interessar. Pode ser que demore um pouco e que meu salário não seja tão bom de início mas, com isso, vou poder ganhar experiência e ir para trabalhos ainda melhores.

O que parece mais realista: o PAN ou a conclusão?
Na minha opinião, é a conclusão. Afinal, o PAN está impregnado de catastrofismo, que distorce a realidade levando sempre para a pior coisa possível.

Ana Carolina Diethelm Kley
Para me adicionar no Facebook: Ana Kley
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley

5 comentários:

  1. =]]

    Adorei Carol (super intima eu..rs)

    Super obrigada pelo exemplo que tem a ver com o dilema que relatei no comentario!!

    Ler isso me fez sentir mais fresca internamente.. um alívio saca? Muito bom.

    Me motivou.. super valeu.

    Como disse a Úrsula no post anterior, temos mesmo que exercitar o emocional, e eu leio tudo que há neste blog, desde que o descobri para fortalecer "esses músculos emocionais" hehe. Aliás, acho importante te dizer que, melhorei MUITO do transtorno do pânico ao ler seu blog! =]

    Obrigada, vice?!

    ResponderExcluir
  2. Eu me sinto sem ânimo porque as pessoas são muito falsas, não querem amizade so quere ser amigo se vc tem dinheiro carro e celular caro.

    Só vemos notícias de violência, mundo cheio de injustiça vc trabalha e ganha pouco e bandido rouba e vive bem; difícil.

    ResponderExcluir
  3. É, temos que nos programar, nos ensina como ! BJS !

    ResponderExcluir
  4. Larissa, fiquei muito feliz ao ler seu comentário! Por dois motivos: primeiro por saber que você está, de fato, se sentindo melhor e mais motivada a ir atrás do que você quer (adorei o "fresca internamente") e, em segundo lugar, por ver que estou sendo útil e que o blog funciona como uma maneira de esclarecer e encaminhar dificuldades. Muito bom!

    E, Linda, para fazer esse "exercício emocional" uma dica importante é praticar com frequência: ler os posts pode ajudar a identificar pontos importantes e, a partir disso, é colocar a mão na massa mesmo. Não tem segredo.

    Continuarei analisando outros PAN's e vocês terão exemplos de como fazer isso na prática.

    beijos e um ótimo final de semana pra vocês

    ResponderExcluir
  5. Decidi fazer um comentário separado ao Anônimo por achar este um motivo muito comum de desânimo: pensar que todas as pessoas são falsas e interesseiras.

    Isso é verdade? Sim, existem muitas pessoas que pensam e agem assim mesmo. Mas só existem pessoas assim? Não. Eu falo isso me baseando no fato de que, provavelmente (eu não o/a conheço), a pessoa que escreveu este comentário se importa com o que outro é, e não o que ele tem, então, já temos uma exceção. Outro fato é que, neste mesmo mundo de ações ruins, existem demonstrações de solidariedade e ajuda verdadeira (pequenas, médias e grandes), o que me leva a crer que as pessoas responsáveis por isso também se importem com o ser, e não com o ter. Então, sendo realista, temos os dois tipos de pessoa no mundo e, talvez, se esteja circulando muito entre pessoas que tem essa característica interesseira muito predominante, o que de fato, pode passar a ideia de que todos são assim. Se este for o caso, minha sugestão é de que se comece a frequentar outros grupos, outros lugares para se conhecer gente nova.

    Em relação à violência e injustiça, tenho a mesma opinião: elas existem sim, mas não só. Os telejornais, ao se focarem mais nas tragédias e ações violentas, ajudam a formar essa ideia. Então, se há uma outra possibilidade, também pode haver o que fazer. Caso possa ajudar, recomendo a leitura do post do dia 26 de março ("Quanto mais claro é o caminho, mais fácil seguí-lo") e os outros relativos ao assunto "resolução de problemas".

    Depois desta "carta", só me resta desejar um bom final de semana pra você
    Eu me sinto sem ânimo porque as pessoas são muito falsas, não querem amizade so quere ser amigo se vc tem dinheiro carro e celular caro.

    Só vemos notícias de violência, mundo cheio de injustiça vc trabalha e ganha pouco e bandido rouba e vive bem; difícil.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails