terça-feira, 11 de outubro de 2011

Como resolver problemas: o caso do frequencímetro

Frequencímetro é uma espécie de relógio utilizado por esportistas para medir a frequência cardíaca.

Não sou exatamente uma esportista, mas tenho um frequencímetro. Quer dizer, tinha até semana passada, quando ele decidiu parar de funcionar.

Fui até uma loja que consertava relógios e que ficava próxima do trabalho. Pensei que fosse uma questão de bateria apenas. Ledo engano. Disseram que eu precisaria ir até uma loja da marca do equipamento, que ficava mais longe e me daria mais trabalho.

Na minha frente, por sua vez, um senhor saía feliz e saltitante com seu frequencímetro, da mesma marca que o meu, funcionando.

Moral da história:
diante de problemas, muitas vezes pensamos primeiro nas alternativas mais complexas, trabalhosas e demoradas que existem para resolvê-lo. Aí, a questão toma tamanha proporção (na imagem que passa pela nossa cabeça) que gera desânimo/preguiça e opta-se por deixar para depois (ou seja, nada se faz de concreto em relação àquele problema, que só tende a crescer).

Se, por outro lado, você se concentra no primeiro passo, na ação que pode ser feita agora (por mais que não seja a estratégia perfeita para resolver o problema de uma vez por todas), é mais provável que você se anime e aja, o que trará algum tipo de resultado, que o levará ao próximo passo, e assim por diante.

Tive o segundo raciocínio (pensei que era apenas uma questão de bateria), e a solução não era tão simples. Mas, como eu já tinha agido, a preguiça não me pegou por completo e conseguir ir atrás da bendita loja.

Já o senhor que estava na minha frente, poderia ter pensado: "nossa, eu tenho que ir na loja do frequencímetro, que fica longe, e vai ser um serviço demorado e caro....", se sentiria desanimado e, provavelmente, deixaria a questão pra lá. Que perda de tempo, não?

Então, parece ser mais vantajoso apostar na ação mais simples e agir, a se concentrar no passo mais complexo e demorar "anos" para fazer alguma coisa.

Ana Carolina Diethelm Kley
anacdkley@hotmail.com
Para me adicionar no Facebook: Ana Kley
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails